Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 7 de junho de 2008

Direitos iguais



O movimento feminista adquiriu características de ação política organizada na França. As mulheres francesas queriam mudar a legislação no que se dizia a respeito das mulheres, como o casamento que dava direito aos homens sobre os bens e o corpo da mulher, trabalho desigualdade de direitos, prostituição entre outros.

O feminismo foi usado por militantes em vários lugares do mundo como, Estados Unidos, Japão e Rússia. Sendo direcionadas a cultura, e acabar com a desigualdade social e da opressão sobre a mulher. Com o passar do tempo, a fixação do sistema capitalista fez que a mulher entrasse no mercado de trabalho. Mas sendo submissas aos homens e com um salário bem menor. Conseguiram o direito ao voto, nas eleições.

O movimento sufragista liderado por Bertha Lutz, não para falar sobre a opressão da mulher, mas para que elas pudessem ser inseridas no meio da sociedade com os mesmos direitos, para a sociedade ter um andamento melhor.
A partir de 1970, o feminismo expôs a liberação sexual da mulher, o direito pelo o seu próprio corpo e a livre opção sobre a maternidade. Que eram temas bastantes delicados de serem tratados naquela época. São marcos dessa luta a queima dos sutiãs, realizado a primeira vez em 1968, com o intuito de chamar a atenção da dominação das mulheres que eram submetidas, como a campanha pelo o aborto e o acesso dos anticoncepcionais.

No Brasil surgiram lugares de estudo, delegacias de polícia, pela a mulher passar a ser reconhecida como vitima de violência e conselhos de direito da mulher. Por varias revoluções, no dia 8 de março comemora-se o dia internacional da Mulher depois de uma revolução que aconteceu em 1857, operárias de uma indústria realizaram em Nova Iorque uma passeata, protestando sobre o baixo salário e carga horária para poder ter uma redução para 12 horas de trabalho e em outro ano no mesmo dia 8 de março, aconteceu outro movimento, assim sendo um dia importante.

Mas os movimentos ajudaram muito, por hoje termos mulheres inseridas no meio de trabalho com homens e recebendo até salários mais altos. Mulheres que conseguiram chegar à presidência estão mostrando a cada dia que passa o quanto são capazes para obter sempre coisas melhores.

Nenhum comentário: